domingo, 28 de junho de 2015

MEGAPOST: Naruto vs Bleach: O VEREDICTO

Postado por: Ulki-kun

Eis um post que quero fazer há ANOS.

Depois da polêmica que um certo post clássico causou, estou aqui fazendo um comparativo SÉRIO entre Naruto e Bleach.

Então, pegue sua pipoca, coloque umas trilhas sonoras loucas no seu fone, se acomode, fique bem confortável, e VEM COM O TIO.


ANTES DE VER O POST, LEIA ISSO: Esse post foi feito diante do MEU PONTO DE VISTA e da MINHA OPINIÃO sobre várias coisas. Tentei ser o mais maduro possível nesse post usando meu senso crítico, mas minha palavra não é tudo. Então, tenha a mente aberta!

Lembrando também que serei SUPERFICIAL na maioria das categorias, com o propósito de não deixar difícil a LEITURA e a ESCRITA. Se quiser profundidade, PESQUISE.

Enredo

Separei o enredo em três categorias: HISTÓRIA, SAGAS E UNIVERSO, pois acho que cada um se destaca em seu próprio meio.

HISTÓRIA

Analiso aqui a pré-história das duas obras, ou seja, aquilo que justifica tudo o que acontece posteriormente.

Naruto possui uma história muito bem desenvolvida e bem contada, mesmo que a maioria dela seja explicada apenas nos últimos momentos da última saga. Tem poucos furos e, para completar, muitas possibilidades. Chega a ser complexa de tão detalhada que é.
Bleach anda na mesma corda. Assim como seu concorrente, a história é bastante original e repleta de detalhes e mistérios.

Entretanto, se formos ver pelo número de informações que já nos foram passadas através do mangá, Naruto certamente possui a história mais complexa e bem construída, enquanto em Bleach ela é contada de forma aparentemente mais resumida. Ponto para Naruto.
Naruto 1 x 0 Bleach


SAGAS

Essa categoria analisa os ACONTECIMENTOS do mangá em si.

Naruto possui uma infinidade de sagas, não muito lineares mas que nem sempre acabam da melhor forma. Elas são, sim, imprevisíveis, mas, na grande maioria (até posso usar a palavra GERALMENTE) as sagas são simples demais e sem complexidade alguma. Quer um exemplo? Vamos usar a última saga do mangá: a guerra ninja. Eu gostei das lutas, mas, se você analisar, verá que foi APENAS ISSO: lutas e mais lutas, um acontecimento aqui e ali, mas NENHUMA grande reviravolta que envolva grande parte dos personagens. Sou bem sincero quando digo que até Dragon Ball tem sagas mais complexas e bem construídas que Naruto.
Bleach também não merece um Oscar de melhor roteiro, mas com certeza tem seus pontos fortes. As sagas de Bleach são LONGAS, podem se dividir em inúmeras etapas e são, geralmente, mais bem construídas do que as de Naruto. São acontecimentos bem convincentes e intrigantes, reviravoltas suficientemente boas para interferir diretamente no rumo da história e interesse do leitor.

No quesito SAGAS, Bleach dispara na frente, sem sombra de dúvidas.
Naruto 1 x 1 Bleach

UNIVERSO

Aqui analiso o UNIVERSO criado em si, que envolve as duas categorias acima.

O universo de Naruto é o universo dos ninjas. A melhor coisa sobre isso foi, sem sombra de dúvidas, que Masashi Kishimoto EXPANDIU o universo dos ninjas a um nível que muitos amantes desse meio não dispunham conhecimento. Jutsus, demônios com caldas, armas, tudo teve seu devido lugar. PORÉÉÉÉM, só ganharam o devido destaque mesmo nas primeiras sagas. Falo isso por causa de um pequeno detalhe: ninjas são sorrateiros, espertos, estratégicos e mestres do assassinato, sendo nas últimas sagas esse conceito foi praticamente abandonado.
Bleach fala sobre o universo do pós-mortem próprio de Tite Kubo: Shinigamis, Hollows, Quincys, fadinhas... tudo com uma originalidade assustadora e bem convincente. É uma obra prima, um enorme universo repleto de seres interessantes e intrigantes. Mesmo que algumas raças, lugares ou conceitos não tenham sido tão bem explorados como desejávamos, ainda é algo muito bem pensado.

E aí, o que ganha? Aquele que pegou um universo já existente e expandiu a níveis estelares ou aquele que criou um novo do zero? Impossível decidir, tendo em vista que OS DOIS foram devidamente bem retratados. Como uma pontuação aqui se basearia em OPINIÃO, acho que um empate é mais do que justo.
Naruto 2 x 2 Bleach

Personagens

MEU DEDO DO ENTER CHEGA A TREMER sabendo da polêmica que essa categoria pode gerar.

Naruto possui, tanto na saga clássica quanto na shippuden, uma grande quantidade de personagens. Tanto os ninjas de konoha (meu favorito é o Shikamaru) quanto os da Akatsuki (meu favorito é o Itachi) são até bem distintos, mas, SEGURA QUE AÍ VEM BOMBA, poucos são bem construídos, complexos ou até mesmo carismáticos. Um personagem é apresentado e, a menos que ele tenha um SHARINGAN ou algum passado que se ligue aos personagens que você gosta, você não DÁ A MÍNIMA. Talvez, em Naruto, os personagens sejam um pouco mais realistas, mas não deixam de ser clichês ou até mesmo confusos. Muitas histórias e personalidades são tão sem sal que chega a dar tédio. Sim, Naruto tem alguns bons personagens, mas isso porque estes, e apenas estes, recebem um bom destaque. O resto é mais pra encher linguiça. Falei e disse.
Bleach é outra coisa, cara. Admito que gosto MUITO de absolutamente TODOS os capitães da Soul Society, tanto os clássicos quanto os mais recentes (meu favorito é o Kyouraku). Além dos da Seireitei, ainda há os hollows (meu favorito é, ADIVINHEM, o Ulquiorra) e os Quincys dessa última saga (A GISELLE É DEMAIS CARA EU AMO ELA). Só explicando: Bleach TAMBÉM tem personagens enche-linguiça, mas uma quantidade assustadoramente maior de personagens carismáticos e tão criativos e bem construídos que chega a ser assustador.

Desculpe narutards, Bleach vence essa.
Naruto 2 x 3 Bleach

Qualidade

Separo a qualidade em duas categorias: mangá e anime.

Qualidade gráfica do mangá

Dessa vez nem terá muita enrolação: AMBOS OS MANGÁS possuem traços muito bem feitos e desenhos fodásticos, com uma qualidade inquestionável.
Apesar de eu pessoalmente gostar mais dos desenhos de Tite Kubo, ambos são indiscutivelmente bem desenhados pelo criador. É possível perceber que ambos, também, EVOLUÍRAM em seus desenhos desde que iniciaram suas obras.
Sem mais nem menos, ambos levam o ponto.
Naruto 3 x 4 Bleach

Qualidade gráfica do anime

AAAAAAAAAAH CARA A QUALIDADE DE NARUTO, ela não anda, ela não desfila, ela capota.
No começo a qualidade do anime é BOA, mas decai de maneira estelar depois de um tempo. Pouca gente sabe, mas isso se deve, principalmente, a problemas que a produtora teve, como demissões de funcionários (eles não eram muito bem pagos) e prazos terríveis para a entrega do produto. Mas a qualidade terrível que Naruto apresentou na era Shippuden é imperdoável.
Bleach vira a mesa. A qualidade começou ótima, e evoluiu com o passar dos anos. SIM, o anime foi cancelado, mas SIM ele continuou com uma qualidade inquestionável até o fim. Isso por que o próprio Kubo participou um pouco da produção da série animada, algo raríssimo para um mangaká e digno de elogios.

Se desse para dar dois pontos para o mesmo anime, eu daria para Bleach. Mas vamos ser justos aqui.
Naruto 3 x 5 Bleach

Lutas

Vamos analisar as lutas originais (do MANGÁ) de cada um?
Naruto possui batalhas legais desde que começou (minha favorita sempre foi Rock Lee vs Gaara). São de uma qualidade excepcional, e o que chama bastante atenção é que muitas são INTELIGENTES, como a maioria das lutas do Shikamaru, por exemplo.
Bleach, por adotar um estilo mais espadachim e poderzinhos das dorgas, possui batalhas épicas ao extremo (minha favorita sempre foi e sempre será Ichigo vs Ulquiorra). Vamos logo ao veredicto dessa categoria:

Ambos os mangás possuem lutas arrasadoramente fodas. Enquanto Naruto tem um pouco mais de lutas inteligentes, Bleach ganha em lutas épicas. Mesmo assim, Naruto possui inúmeras batalhas muito épicas (quem se lembra dos kages vs kages mortos-vivos na última guerra?) e Bleach também tem uma caralhada de batalhas que chegam a dar um AVC de tão criativas (exemplo: Mayuri vs Hitsugaya zumbi). Quem leva o ponto? AMBOS.
Naruto 4 x 6 Bleach

Trilha sonora do anime

Achei essa categoria necessária.

Quem aí nunca lutou alguma arte marcial com as musiquinhas de Naruto tocando em loop na cabeça? Com certeza, a belíssima trilha sonora desse anime merece ser reconhecida por suas batidas orientais e que combinam perfeitamente com o universo dos NINJUTSUS.
Quer falar de Bleach? Ok: músicas instrumentais de RACHAR O SUBWOOFER DA CAIXA DE SOM, algumas com um estilo de Rock, algumas com com uns vocais daora.

Enfim, essa categoria é absolutamente questão de opinião. Enquanto um anime preza por músicas mais temáticas, o outro tem uma trilha mais épica. Com ambos os estilos eu cago durinho. Ponto para os dois.
Naruto 5 x 7 Bleach

Aberturas & Encerramentos do anime

Essa categoria é igualmente uma questão de GOSTO, mas vale a pena discutir.

Naruto possui várias aberturas (minha favorita é da primeira temporada do Shippuden) e encerramentos (meu favorito é o terceiro, aquele dos chibis). 
Bleach anda na mesma linha. Aberturas excepcionais que até mesmo fogem dos clichês (a 13ª é a minha favorita e a de muita gente). Ainda prefiro os encerramentos de Naruto, mas Bleach tem uns bem legais também.

Empate novamente.
Naruto 6 x 8 Bleach

Carga emocional

Acho que essa é a categoria mais importante desse post. SE PREPAREM.

Naruto tem seus momentos completamente fodas, revoltantes ou tristes, isso é fato. MAS PARA TUDO, tem um porém que eu acho importantíssimo relembrar aqui com vocês, que é o motivo principal de eu ter aberto essa categoria: O SENTIMENTALISMO EXAGERADO DE NARUTO.
Isso é o que me revolta. Isso é o que me chateia em Naruto.
MUITAS lutas, até mesmo as de DOIS MACHÕES FODÕES MODAFOQUERS, termina em choradeira e flashbacks (não necessariamente nessa ordem) que já se tornaram repetitivos e, permitam-me dizer, ANGUSTIANTES. Esse, para mim, é o ponto que mais estraga Naruto. É a coisa mais irritante que eu já vi em um shounen, puta que pariu. Me chame de revoltado, mas eu ODEIO quando a porra de um vilão vai, destrói a porra de uma cidade inteira, mata quase toda a população, estupra até os cachorros da vizinhança, xinga os vizinhos, mete o pé na bunda dos outros com coturno de diamante, tem ódio fervente pela raça humana, daí chega um PIRRALHO do nada e, com algumas palavras, faz esse machão chorar e se arrepender de tudo. Seus argumentos são inválidos, isso é o cúmulo da tosquice. É enjoativo e incômodo, chega a ser engraçado. Admito que até pulei episódios (ou capítulos) INTEIROS pelo sentimentalismo exagerado. Pronto, fiz meu desabafo.
Quanto a Bleach, mais uma vez a mesa vira. Flashbacks e choradeiras com certeza aparecem, mas são em BOAS HORAS e com os PERSONAGENS CERTOS. Eu quase choro toda vez que vejo a história do Stark.

Já era cara, pode chorar e me xingar, Bleach sabe usar MUITO MELHOR momentos tristes e emocionais do que seu concorrente. Ponto para ele.
Naruto 6 x 9 Bleach

Protagonista

Analisaremos qual dos dois é o melhor protagonista, E NÃO O MAIS FORTE.

Narutinho Uzumaki é o ninja que tem a Kyuubi (também conhecida como Kurama) dentro do estômago dele. Usa Rasengan, se preocupa com os amigos, é atrapalhado, friendzone (exceto com o Sasuke) e esforçado, características comuns de um protagonista. Saindo um pouco dos clichês, ele teve um passado difícil como alguém que passou a infância isolado por ser considerado um monstro, isso que é motivo para ele NUNCA abandonar um amigo (ou rival, que seja). Naruto é, inegavelmente, um bom protagonista. Claro que o sentimentalismo exagerado da categoria anterior acaba deixando essa sua vontade de resgatar o Sasuke meio gay e tals, mas não vamos entrar nesse mérito: isso depende de seu ponto de vista sobre esse esforço dele. É claro que sua frase clássica DATTEBAYO (aqui no brasil traduzido como "TÔ CERTO") também deve ser levada em conta, além de suas melhores técnicas: o Jutsu Sexy e o Rasengan. Também escolhe nomes lindos para os filhos (BORUTO VÉI, esse guri vai levar muito bullying).
Ichigo Kurosaki também tem seus clichês, mas sua personalidade é BEM diferente do que costumamos ver na maioria dos Shounen: Ele é impulsivo, pavio-curto, sempre com uma expressão fechada e gosta de resolver tretas através da porrada. Isso porque teve o traumatizante momento de sua mãe morrendo para protegê-lo. Enfim, vocês sabem de tudo e é por isso que vêem esse blog.

Pessoalmente eu prefiro o Ichigo por ele ser mais profundo e convincente, mas admito que tenho uma visão meio errada de Naruto, que também é um bom protagonista. Ambos os animes merecem o ponto.
Naruto 7 x 10 Bleach

Vilões

Agora, vamos ao oposto da categoria anterior e analisaremos os maiores vilões de ambos os universos.

Começando com Naruto, podemos perceber que o universo dos ninjas possui MUITOS VILÕES desde o começo até o fim. Exemplos: Orochimaru, Gaara, depois vem o Sasuke, Tobi, Danzou (esse que eu considero o mais FDP), Madara, Pain.
O que dizer sobre estes? São bem variados e alguns são, sim, bons vilões, mesmo que pra maioria você não dá A MÍNIMA.
Agora, sobre Bleach: os três maiores vilões sem dúvida foram Byakuya, Aizen e Yhwach. Para esses, eu digo: Existem vilões, existem FDPs, existem EXTREME MODAFOCAS FILADAPUTÊICHONS e existe AIZEN. Certamente um dos maiores vilões da história dos animes, Aizen fez seu papel de uma forma completamente brilhante: um vilão fodão, inteligente e tão carismático que possui fangirls ao redor do mundo até hoje.

Vilões também são uma questão de gosto, mas INEGAVELMENTE o maior vilão de Bleach supera todos, quase que ao mesmo tempo. Porque, enquanto Masashi Kishimoto preferiu dar prioridade a números, Kubo quis fazer poucos mas GRANDIOSOS vilões.
Eu daria empate, mas muitos concordarão que Bleach ganha por pouco.
Naruto 7 x 11 Bleach

Popularidade

INFELIZMENTE eu não consegui muitos dados oficiais, então vamos com o que temos:

Campeão de audiência e de vendas por anos, Naruto conquistou seu lugar no mundo. Com mais de 200 milhões de cópias vendidas no mundo, Naruto é o terceiro mangá mais vendido da HISTÓRIA e foi distribuído e adaptado para outros 35 países fora do Japão. Ganhou inúmeros prêmios, virou cardgame, tem linha de bonecos, etc...
Bleach também tem um reconhecimento inquestionável, mas continua abaixo de seu concorrente. Vendeu cerca de 90 milhões de cópias, sendo o 18º mais vendido. Os volumes 16 e 17 (aquele da bunda da Yoruichi) ficaram em primeiro lugar nas vendas quando foram lançados. Enfim, um mangá do caralho, mas AINDA bem atrás de seu concorrente.

Naruto é mais popular devido ao marketing e principalmente porque, por ser menos violento, foi adaptado para mais emissoras de TV para as crianças (eu estou entre elas) assistirem, o que gerou o famoso BOOM de popularidade. Naruto leva o ponto.
Naruto 8 x 11 Bleach


*****
VEREDICTO
Naruto é mais popular, tem uma história mais completa e alguns pontos aqui e ali que o deixam único. Mas Bleach possui melhores personagens, uma maior qualidade no anime e possui o AIZEN. De qualquer forma, ambos são ÓTIMOS animes e merecem todo o reconhecimento que receberam.

POSSO TER ESQUECIDO algumas categorias para analisar. Eu até ia falar dos games e filmes, por exemplo, mas como não consumi muito dessas mídias eu não ia conseguir fazer uma análise justa.

E ENTÃO, QUAL A SUA OPINIÃO?
LEMBRE-SE: CRITIQUE, NÃO XINGUE. MOSTRE SEU PONTO DE VISTA!
Aliás, tudo é uma questão de gosto!

Bankai!!!

34 comentários:

  1. to digitando com a JEBA,pq com as maos estou aplaudindo.gostei,mas acho que isso deveria ter ficado mais pra quando bleach acabar,mas foda-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UEUEHUEHEU jeba

      Concordo com vc, Ulki lacrou o cú "dazinimiga" nesse post...
      Dá pra perceber q ele sabe captar e transmitir detalhes e conhecimento sobre vários aspectos de uma história. Isso é algo q eu nunca terie acho, sou meio cachorro, me contento com qualquer coisa.
      Aplicando esse know-how no livro q tá vindo, carai do céu vai ser coisa linda de Deos esse livro. Considere dois vendidos, um eu compro. O outro sua mãe compra pq mãe é mãe.

      Excluir
  2. bom povo sem treta! eu posso ate gostar mais de Bleach do que de Naruto mas vei! É DAI? cada um com o seu gosto. deixa o cara gostar de Naruto ou de Bleach de Death Note qual é o problema tiu? tem fanboyzinho que fica! NARUTO MATA ICHIGO, ICHIGO MATA NARUTO BLAH, BLAH BLAH BLAH BLAH! bom sai um pouco do assunto do post mas foi mas um opinião pessoal ok? onde eu estava? ah sim claro! errr! o Ulki analisou bem ambas as obras a analise dele foi feita com cuidado e muito bem trabalhada e teve a opinião pessoal dele é claro. (Ulki não estou puxando o saco ok?) (tá só pouco!) enfim vou repetir e completar o o que o Ulki falou no post! CRITIQUE, NÃO XINGUE. MOSTRE SEU PONTO DE VISTA! mostre seu ponto de vista. MAS SEM LINGUAGENS ACIDAS E FANBOYOLISMO! bom é só isso! eu posso estar falando merda mas meh! enfim é só isso então! SAYONARA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora voltar a escrever Ichi-San

      Excluir
    2. bora participar do grupo, ichi-san?https://www.facebook.com/groups/1633165723581278/?fref=ts

      Excluir
    3. cara eu estava pensando nisso. e sim vou entrar! . o Cytro disse q o Ulki queria eu no grupo então meh por que ñ? Ulki se vc estiver lendo isso (espero que esteja lendo seu fio duma p****) só vou entrar no grupo por sua causa. e cara quando o cytro me contou isso eu fiquei emocionado e eu pensei muito sobre isso então. VO ENTRAR NESSA PORRA! tá ok vamo parar com esse sentimentalismo q isso aqui não é doujinshi de yaoi e nem manga do Kishimoto.

      Excluir
    4. ichi: o cara que tem reaçoes exageradas para coisas simples.foi a 16 anos atrás isso,quando o grupo foi criado.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Finalmente Ichi-san parou com as viadagens de ser anônimo.
      É nóis, Ichi-san <3

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. @Ulki-kun. nois Ulki vamo fazer uma zuera nessa porra!

      @cytro88888. eu te chamei pra conversa por acaso?

      (Ichi-san por vc colocou @?) por que eu quero!

      Excluir
    10. Ok,mas bora continuar a história(Talvez eu diga quem eu sou do grupo)

      Excluir
    11. Foda-se,ninguém liga pra quem você é

      Excluir
    12. shadow desgraçado! eu sei que é vc!

      Excluir
    13. ichi FODA-SE,FODA-SE,FODA-SE FODA-SE FODA-SE,eu entro se eu quiser,seu demonio do meu computador

      Excluir
    14. PUTA QUE PARIU GENTE vamos comentar sobre o post e vamos deixar as conversas pro grupo ok?

      Excluir
  3. o kubo não desenha nem cenário, me diz aonde que a qualidade grafica do manga é melhor, ambas as obras tiveram um bom começo estão com um final arrastado d+,as 2 ultimas sagas do bleach foram uma merda e a ultima do naruto tbm foi fraca por ter mta enrolação e coisas desnecessárias, n sou fanboy de naruto, concordo com algumas coisas mas tbm n precisa babar por bleach n acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo na parte do "o kubo não desenha nem cenário, me diz aonde que a qualidade grafica do manga". Realmente eu esqueci de contar essa parte, mas continuaria empatado do mesmo jeito. Porque, obviamente, cada mangaká tem seu estilo, Kubo incluído.

      Quanto à enrolação, isso é desnecessário criticar, pois Bleach sempre teve CAPÍTULOS RÁPIDOS DE SE LER. Releia a última saga sem a espera de uma semana e se orgulhe.

      Excluir
    2. kra, eu acho o Kishimoto muito foda, mas as vezes eu n entendo o q tá acontecendo na luta. Ele é tão detalhista q as vezes eu simplesmente n consigo ver a luta no meio dos desenhos. Principalmente quando o desenho possui uma explosão. Isso me fez inclusive dropar o mangá durante um bom tempo. Acho q enquanto Naruto foca mais na parte artística, o Kubo procurar a simplicidade, garantindo q a gente entenda a história.

      Excluir
  4. Concordo na parte da história. Eu tive que relar toda aquela porra da Kagura, dos bijuu e do Zetsu umas 10 vezes, e ainda não entendi tudo.

    ResponderExcluir
  5. kra, vc disse tudo, n tenho o q argumentar...

    ResponderExcluir
  6. Adivinhem só, o resultado dessa disputa foi extamente como AIZEN PLANEJOU!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afinal isso e apenas uma ilusão dele a realidade não e real...e uma ilusão

      Excluir
  7. Achei bem dahora \ô\ só discordo um pouquinho nas que são mais questão de gosto mesmo, e a última de popularidade parece que voce colocou só pra amenizar a derrota avassaladora, só pra não ficar um 7x1 da vida, hue

    ResponderExcluir
  8. A única coisa ruim de bleach e que o anime n continuou

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho os vilões do Naruto melhores do que os do Bleach, e o Naruto mehor do que o Ichigo, mas concordo que Bleach é um anime melhor. MAAAAAAAAAAASSSSS od últimos capítulos de Bleach tão bem bosta

    ResponderExcluir
  11. Os dois animes são fodas, eu gosto igualmente dos dois

    ResponderExcluir
  12. Os dois animes são fodas, eu gosto igualmente dos dois

    ResponderExcluir
  13. Não dá pra comparar por que um é de artes marciais, e o outro é de ação, resumindo, Bleach é um milagre por ser o representante máximo, de animes modinhas, sem ser modinha. Tipo ele pega todas as partes boas dos animes de luta, e mete um peixeira maior que meus 2 braços juntos na mão do protagonista, que diga se de passagem, que homão... senhoras e senhores, cof cof... me refiro ao designer.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Lembre-se:

- Qualquer comentário ofensivo ou preconceituoso será excluído;

- Qualquer comentário contendo propaganda, sugestões de post ou pedidos em geral serão excluídos. Isso se faz na página de contato;

- Não use dialetos confusos, "Miguxês" ou outra merda que não dá pra entender.